Melhor Ferramentas de Teste de Automação para 2018 (10 melhores avaliações)

As práticas de desenvolvimento de software mudam com o tempo, assim como as ferramentas e tecnologias. Tais mudanças visam melhorar a produtividade, a qualidade, a satisfação do cliente, lidar com o tempo de entrega cada vez menor e fornecer produtos e serviços de sucesso. O teste de software obviamente desempenha um papel importante na obtenção desses objetivos.

O recém lançado World Quality Report 2017–2018 da Capgemini, Sogeti e Micro Focus aponta várias tendências interessantes em qualidade e testes de software. Duas das três principais tendências são o aumento da automação de testes e a adoção generalizada de metodologias ágeis e de DevOps. Como mostra o relatório, as organizações precisam de automação inteligente e análise inteligente para agilizar a tomada de decisões e a validação e lidar melhor com os desafios de testar dispositivos e produtos mais inteligentes, altamente integrados e em constante mudança. O relatório também sugere a necessidade de plataformas de teste inteligentes que sejam autoconscientes e adaptáveis ??para suportar o ciclo de vida completo da aplicação.

No cenário da automação de testes, as ferramentas de automação certamente assumem um papel central. Este post resume as principais ferramentas e estruturas de automação de testes que têm o potencial de ajudar as organizações a se posicionarem melhor para acompanhar as tendências nos testes de software. A lista inclui soluções de automação de teste de código aberto e comercial.

  1. Selênio

O selênio é possivelmente a mais popular estrutura de automação de teste de código aberto para aplicativos da Web. Sendo originado nos anos 2000 e evoluindo ao longo de uma década, o Selenium tem sido uma estrutura de automação de escolha para os testadores de automação da Web, especialmente para aqueles que possuem habilidades avançadas de programação e criação de scripts. O selênio tornou-se uma estrutura central para outras ferramentas de automação de teste de código aberto, como Katalon Studio, Watir, Protractor e Robot Framework.

O Selenium suporta múltiplos ambientes de sistema (Windows, Mac, Linux) e navegadores (navegadores Chrome, Firefox, IE e Headless). Seus scripts podem ser escritos em várias linguagens de programação, como Java, Groovy, Python, C #, PHP, Ruby e Perl.

Embora os testadores tenham flexibilidade com o Selenium e possam escrever scripts de teste complexos e avançados para atender a vários níveis de complexidade, ele exige habilidades avançadas de programação e esforço para criar estruturas de automação e bibliotecas para necessidades específicas de teste.

Website: www.seleniumhq.org/

Licença: Open-source

2. Katalon Studio

O Katalon Studio é uma poderosa solução de automação de testes para aplicativos da Web, dispositivos móveis e web. Sendo construído sobre os frameworks Selenium e Appium, o Katalon Studio aproveita essas soluções para automação integrada de software.

A ferramenta suporta diferentes níveis de conjunto de habilidades de teste. Os não-programadores podem achar fácil iniciar um projeto de teste de automação (como usar o Object Spy para registrar scripts de teste) enquanto programadores e testadores de automação avançados podem economizar tempo na criação de novas bibliotecas e na manutenção de seus scripts.

O Katalon Studio pode ser integrado aos processos de CI / CD e funciona bem com ferramentas populares no processo de controle de qualidade, incluindo qTest, JIRA, Jenkins e Git. Ele oferece um belo recurso chamado Katalon Analytics, que oferece aos usuários visões abrangentes dos relatórios de execução de teste via painel, incluindo métricas, gráficos e gráficos.

Website: www.katalon.com/

Licença: Grátis

3. UFT

O Unified Functional Testing (UFT) é uma ferramenta de teste comercial bem conhecida para testes funcionais. Ele fornece um conjunto abrangente de recursos para API, serviços da Web e teste GUI de aplicativos de desktop, Web e móveis entre plataformas. A ferramenta possui recurso avançado de reconhecimento de objeto baseado em imagem, componentes de teste reutilizáveis ??e documentação automatizada.

O UFT usa o Visual Basic Scripting Edition para registrar processos de teste e controle de objetos. O UFT está integrado ao Mercury Business Process Testing e ao Mercury Quality Center. A ferramenta suporta o CI através da integração com ferramentas de CI, como o Jenkins.

Website: software.microfocus.com/fr-ca/software/uft

Licença: Comercial

4. Watir

O Watir é uma ferramenta de teste de código aberto para testes de automação da Web baseados em bibliotecas Ruby. Watir suporta testes cross browser, incluindo Firefox, Opera, navegador sem cabeçalho e IE. Ele também suporta testes orientados a dados e integra-se com ferramentas BBD, como RSpec, Cucumber e Test / Unit.

Website: watir.com/

Licença: Open-source

5. IBM Rational Functional Tester

O IBM RFT é uma plataforma de teste baseada em dados para testes funcionais e de regressão. Ele suporta uma ampla gama de aplicativos, como .Net, Java, SAP, Flex e Ajax. O RFT usa o Visual Basic .Net e Java como linguagens de script. O RFT possui um recurso exclusivo chamado Teste do storyboard, no qual as ações dos usuários no AUT são registradas e visualizadas em formato de storyboard por meio de capturas de tela do aplicativo.

Outro recurso interessante do RFT é sua integração com sistemas de gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos IBM Jazz, como o IBM Rational Team Concert e o Rational Quality Manager.

Website: www.ibm.com/

Licença: Comercial

6. TestComplete

O TestComplete da SmartBear é uma poderosa ferramenta de teste comercial para testes na Web, dispositivos móveis e desktops. O TestComplete suporta várias linguagens de script, como JavaScript, VBScript, Python e C ++ Script. Assim como o Katalon Studio, os testadores podem realizar testes orientados por palavras-chave e dados com o TestComplete. A ferramenta também oferece um recurso de gravação e reprodução fácil de usar.

Como o UTF, o recurso de reconhecimento de objeto GUI do TestComplete pode detectar e atualizar automaticamente os objetos da interface do usuário, o que ajuda a reduzir o esforço para manter os scripts de teste quando o AUT é alterado. Ele também se integra ao Jenkins em um processo de CI.

Website: smartbear.com/

Licença: Comercial

7. TestPlant eggplant

Uma ferramenta de teste funcional automatizada baseada em imagem que permite que os testadores interajam com o AUT da mesma forma que os usuários finais. O TestPlant eggPlant é completamente diferente das ferramentas de teste tradicionais em sua abordagem: modelagem do ponto de vista do usuário, em vez da visão de scripts de teste vista frequentemente pelos testadores. Isso permite que os testadores com menos habilidades de programação aprendam e apliquem a automação de testes intuitivamente. A ferramenta suporta várias plataformas, como sistemas Web, móveis e POS. Oferece gerenciamento de laboratório e integração de CI também.

Website: www.testplant.com/

Licença: Comercial

8. Tricentis Tosca

O Tricentis Tosca é uma ferramenta de automação de testes baseada em modelo que oferece um amplo conjunto de recursos para testes contínuos, incluindo painéis, análises e integrações para oferecer suporte a metodologias ágeis e de DevOps.

O Tricentis Tosca ajuda os usuários a otimizar a reutilização dos ativos de teste. Como muitas outras ferramentas de automação de testes, ele suporta uma ampla variedade de tecnologias e aplicativos, como web, dispositivos móveis e API. O Tricentis Tosca também possui recursos para gerenciamento de integração, análise de risco e execução distribuída.

Website: www.tricentis.com /

Licença: Comercial

9. Ranorex

O Ranorex é uma ferramenta de automação comercial bastante abrangente para testes na web, dispositivos móveis e desktops. A ferramenta apresenta recursos avançados para reconhecimento de GUI, scripts de teste reutilizáveis ??e gravação / reprodução. A criação de teste sem código também é um recurso muito útil que permite que novos testadores de automação aprendam e apliquem automação de teste a seus projetos.

A ferramenta suporta a integração do Selenium para testes de aplicativos da web. Os testadores podem distribuir a execução de seus testes em plataformas e navegadores usando a grade do Selenium. A Ranorex oferece um modelo de baixo preço para empresas.

Website: www.ranorex.com/

Licença: Comercial

10. Estrutura do robô

O Robot Framework é uma estrutura de automação de código aberto que implementa a abordagem orientada por palavras-chave para o teste de aceitação e o desenvolvimento orientado a testes de aceitação (ATDD). O Robot Framework fornece estruturas para diferentes necessidades de automação de testes. Mas sua capacidade de teste pode ser estendida ainda mais pela implementação de bibliotecas de teste adicionais usando Python e Java. O Selenium WebDriver é uma biblioteca externa popular usada no Robot Framework.

Os engenheiros de teste podem usar o Robot Framework como uma estrutura de automação não apenas para testes na Web, mas também para automação de testes do Android e iOS. O Robot Framework pode ser fácil de aprender para os testadores que estão familiarizados com os testes orientados por palavras-chave.

Website: www.robotframework.org/

Licença: Open-source

– — — — –

Como podemos ver, cada uma dessas ferramentas de automação tem recursos exclusivos para oferecer ao enfrentar os crescentes desafios da automação de software nos próximos anos. A maioria fornece recursos para testes e integração contínuos, gerenciamento de testes e relatórios. Todos eles suportam as crescentes necessidades de automação para testes na Web e em dispositivos móveis. No entanto, testes inteligentes e análises inteligentes para ambientes adaptáveis ??e heterogêneos ainda são algo a ser desejado para ferramentas de automação.

Para mais informações sobre a seleção de ferramentas de automação, consulte o artigo A Comparação de Ferramentas de Teste Automatizadas no Dzone.

Referências:

Texto original em inglês.